Protocolo de Desinfecção Inteligente

Como Proceder?

Quando o tratamento recomendado para água for algum processo de desinfecção, embora existam diversas formas de adotá-la, o protocolo recomendado pela COHESP tem o nome de DESINFECÇÃO INTELIGENTE. Sugerimos uma consulta ao tema Desinfecção com Cloro em nosso setor de Perguntas Frequentes para um melhor entendimento sobre o processo de desinfecção com cloro.

ARVE Error: Mode: lazyload is invalid or not supported. Note that you will need the Pro Addon for lazyload modes.

1) O que é o protocolo de DESINFECÇÃO INTELIGENTE da COHESP?

É o protocolo desenvolvido e dimensionado pela COHESP para garantir a cloração das águas destinadas ao consumo humano através da manutenção permanente da faixa ideal de cloro residual livre na água entre 1,5 e 3,0 mg/L.

 

2) Quem deve utilizar o protocolo de DESINFECÇÃO INTELIGENTE da COHESP?

Todos os gestores e responsáveis por qualidade de água destinada ao consumo humano que tenham sob sua responsabilidade a garantia do fornecimento de água devidamente clorada na faixa ideal de desinfecção com cloro.

 

3) Em que consiste o protocolo de DESINFECÇÃO INTELIGENTE da COHESP?

O protocolo de DESINFECÇÃO INTELIGENTE é uma ferramenta para garantia da qualidade microbiológica da água e do processo de desinfecção com cloro da mesma. Consiste:

  • no levantamento do perfil da água a ser tratada, através de análise físico-química e bacteriológica
  • no dimensionamento dos volumes envolvidos no protocolo (água a ser tratada e cloro)
  • no fornecimento e instalação dos equipamentos dosadores de cloro e corretor de pH (quando necessário)
  • no fornecimento dos insumos necessários (Hidrosteril e corretor de pH quando necessário)
  • no fornecimento de kit de campo para medição diária da concentração de cloro residual livre (e pH)
  • do monitoramento através de laudos de análises mensais com amostras enviadas via AQUAPACK
  • de instruções, treinamento e manutenção

 

4) Não é suficiente jogar cloro diretamente na água?

Não. Quando se adiciona cloro diretamente na água da caixa ou do poço, o máximo que se consegue é uma desinfecção momentânea e por algum período curto de tempo. Se a água que abastece a caixa (ou o poço) estiver contaminada ou com forte demanda de cloro, quando novos volumes forem carregados pelo rebaixamento da boia de controle e acionamento da bomba de recalque, a concentração de cloro na caixa ou no poço ficarão fora de controle. A única forma de se garantir uma concentração de cloro residual livre dentro da faixa ideal para desinfecção é através do protocolo de DESINFECÇÃO INTELIGENTE que se utiliza de dosadores automáticos de cloro e correção de pH (caso necessário). Com esses equipamentos, sempre que a boia rebaixar e acionar a bomba de recalque, o dosador também será acionado e injetará cloro na instalação, garantindo que toda água que for recalcada para a caixa esteja devidamente clorada e na faixa de concentração ideal.

 

5) Qual cloro devo usar?

Os dosadores automáticos utilizados pelo protocolo de DESINFECÇÃO INTELIGENTE da COHESP utilizam necessariamente cloro em fase líquida. Por se tratar de insumo fundamental no processo de cloração, é muito importante que se garanta a concentração do produto utilizado bem como sua estabilidade. Por essa razão, a COHESP utiliza apenas o HIDROSTERIL Plus, produzido em embalagens de 1 L e especiais para essa aplicação de modo que a parametrização de todo o processo fica igualmente estabilizada e garantida o que evita erros grosseiros que costumam acontecer quando se realiza uma desinfecção com cloro sem a garantia da concentração do cloro ativo ou sua estabilidade.

 

6) Quais as outras vantagens de se usar o HIDROSTERIL Plus?

Além da garantia de manutenção e estabilidade das concentrações de cloro ativo, o Hidrosteril Plus é um produto comercial que dispensa o usuário comum de licenças especiais para aquisição de Hipoclorito de Sódio. Além disso, sua participação no protocolo de DESINFECÇÃO INTELIGENTE da COHESP garante ao usuário o acesso ao processo de logística reversa estabelecido pela legislação sanitária em vigor e que garante ao consumidor o direito de devolver ao fornecedor os frascos vazios de produtos consumidos. É um protocolo com visão sustentável e de proteção ambiental.

 

7) Preciso controlar também o pH da água?

Sim, o controle do pH tem forte influência sobre o poder desinfetante do cloro. Contudo, na maior parte das vezes, não será necessária uma correção com adição de algum corretor de pH. O monitoramento com análises e medições através de kits de campo irá garantir a faixa ideal de pH para maior eficiência do poder desinfetante do cloro bem como preservação das instalações e encanamentos.

 

8) Do que é composto o protocolo de DESINFECÇÃO INTELIGENTE da COHESP?

Como todo trabalho cujos resultados dependem de alguma rotina, sabemos que a manutenção da desinfecção de água destinada ao consumo humano é um dos mais críticos. Isso acontece porque alguns critérios precisam ser observados durante as 24 horas do dia, 365 dias do ano, caso contrário, sua água estará desprotegida. Os itens abaixo compõem o DESINFECÇÃO INTELIGENTE da COHESP e garantem que você não se perca na rotina do dia a dia, tenha sua água devidamente clorada, na concentração ideal e tenha seus mecanismos de controle auditáveis para demonstrar que tudo está acontecendo da forma como deve ser.

  • Bomba Dosadora de Cloro (garante a cloração da água automaticamente, na concentração desejada)
  • HIDROSTERIL Plus (garante que você mantenha todos os parâmetros da desinfecção sob controle)
  • AQUAPACK (para envio de amostras de água para análise em nossos laboratórios)
  • Kit Cloro-pH (para você ter a certeza de que tudo anda bem no dia a dia)
  • Registro e Documentação (para que tudo esteja documentado e auditável)
  • Limpeza e Desinfecção de Reservatórios (semestralmente, para mantê-los limpos livres de biofilmes)

Bomba dosadora de cloro

Bomba Dosadora de Cloro

Hidrosteril Plus

Hidrosteril Plus

Aquapack

Aquapack

Kit Cloro-pH

Kit Ph

Registro e Documentação

Registro de Documentação

Limpeza de Reservatórios

Limpeza de caixa d'água