Plano de Amostragem

As perguntas principais que todos os envolvidos com gestão de qualidade de água se fazem antes de contratar os serviços de laboratório são:

Quais análises devo fazer?

Quantas amostras devo coletar?

Com que periodicidade devo repetir as análises?

ARVE Error: Mode: lazyload is invalid or not supported. Note that you will need the Pro Addon for lazyload modes.

As respostas para essas perguntas estão no protocolo de Gestão da Garantia da Qualidade de Água desenvolvido pela COHESP:

 

  • Inventário Hidráulico

    Consiste na localização, identificação e descrição de todos os pontos de provimento (origem da água), reservação (caixas) e distribuição (torneiras, bebedouros e usos específicos) de água destinada ao consumo humano, que é aquela água que deve atender aos padrões de potabilidade descritos na Portaria 2914, MS (revogou a antiga Port. 518, MS).

    O Inventário Hidráulico é a etapa fundamental para que o Mapeamento de Amostragem resulte num eficiente e confiável Plano de Amostragem, que será o protocolo de monitoramento da qualidade da água para consumo humano na instalação considerada.

    O Inventário Hidráulico é característico e específico de cada estabelecimento ou instalação e pode ser realizado de duas formas:

    Para saber como preencher a planilha abaixo, clique aqui.

    Para solicitar que nosso técnico faça seu Inventário Hidráulico clique aqui(visita gratuita)

     

  • Mapeamento de Amostragem

    O Mapeamento de Amostragem destina-se à determinação do número mínimo de pontos de coleta para análises de água, os tipos de análises bem como suas respectivas periodicidades. Uma vez que o número de amostras colhidas e analisadas tem impacto direto sobre custos, o objetivo do Mapeamento de Amostragem é determinar o menor número de análises possível, para que se consiga um monitoramento tal sobre a água consumida que seja capaz de garantir sua qualidade.

    O Mapeamento de Amostragem será capaz de garantir aos gestores informações necessárias e suficientes, a custo mínimo, para:

    • Garantia da qualidade da água consumida
    • Manutenção dos padrões de potabilidade e consumo em geral
    • Prevenção de danos à saúde do usuário
    • Determinação de ações corretivas

  • Plano de Amostragem e Cronograma de Coletas

    Após o Inventário Hidráulico e o Mapeamento de Amostragem, você estará pronto para receber seu Plano de Amostragem e seu Cronograma de Coletas. A aplicação dos critérios de Mapeamento de Amostragem a um determinado Inventário Hidráulico resultará num Plano de Amostragem específico para cada empresa e envolve parâmetros estritamente de boas práticas, técnicos e legais. A etapa final, antes da implementação do Plano de Amostragem será a validação do mesmo através de modelo matemático específico em que se inserem os critérios orçamentários e disponibilidade de investimento do interessado. De maneira muito frequente, o Plano de Amostragem das empresas de diversos segmentos acabam resultando num Cronograma de Coletas de amostras bastante diversificado, com análises e periodicidades bastante variadas. Sendo assim, os pagamentos não serão os mesmos em todos os meses. Como em geral o Plano de Amostragem é desenvolvido para períodos não inferiores a 12 meses, é comum oferecermos a condição de pagamento do valor global dividido em 12 parcelas mensais iguais.

    Fazer inventário online  |  Solicitar visita do técnico

Instruções para Levantamento de seu Inventário Hidráulico

Levantar seu Inventário Hidráulico é identificar, classificar e “batizar” todos os pontos de provimento, reservação e distribuição de água dentro de uma instalação hidráulica. Para levantar o Inventário Hidráulico de sua instalação, existem duas possibilidades:

1) Você mesmo fará seu Inventário Hidráulico

Para tanto, utilize a tabela abaixo, preenchendo-a, passo a passo, com todos os pontos de provimento, reservação e distribuição de água. São 6 classes numeradas de 1 a 6 e respectivas sub-classes (A, B, C, etc). Primeiramente, a tabela exibe a Classe 1 (Provimento) e suas respectivas sub-classes. Você deverá adicionar tantos pontos quantos necessários, “batizando-os” com seus respectivos “nomes”. Exemplo: Classe/Sub-classe 1A: “Poço da Portaria”. Assim sucessivamente, até a classe 6. Quando esgotar a classe 1, dê o próximo passo até esgotar as 6 classes. Todas as sub-classes de todas as classes devem ser preenchidas. As sub-classes que não tiverem pontos a serem inventariados devem ser preenchidas com “0”.

Assim que preencher toda a tabela (6 classes), você terá terminado seu Inventário Hidráulico e receberá por e-mail seu Plano de Amostragem.

2) Você vai solicitar a visita de um técnico da COHESP para levantar seu Inventário Hidráulico

Esse serviço é prestado pela COHESP gratuitamente e basta você solicitar e agendar a visita. Na oportunidade, deverá dispor de um colaborador que conheça toda a instalação hidráulica a ser inventariada para acompanhada o técnico da COHESP. Todos os pontos inventariados serão identificados com etiquetas contendo códigos QR-codes de modo que, caso você realize análises em nossos laboratórios, seus resultados poderão ser acessados diretamente em seu celular, bastando escanear o código referente a cada ponto no sistema AGUATOTAL