Gotas

Resolvemos trazer a você, de forma gratuita e organizada, um elenco de informações sobre Qualidade de Água que possam ser úteis para solução imediata de problemas corriqueiros do dia a dia.

Consuma, compartilhe e comente sobre as Gotas de Informações da COHESP.

  • CHEIRO NA PISCINA?  Você sabia que quando sente um cheiro forte de cloro no ambiente das piscinas,
    principalmente nas piscinas aquecidas e cobertas, isso pode indicar falta de cloração na água e excesso de urina e suor dos banhistas?
  • O POÇO DO SÍTIO É BOM? Pode ser que sim mas, em geral, poços “caipiras”, aqueles com 5 ou 10 metros de
    profundidade, estão sempre sujeitos a contaminações que não existiam quando eles foram construídos, mas que passaram a existir conforme mais pessoas passaram a captar água do mesmo aquífero. Melhor estarmos sempre atentos.
  • OS BEBEDOUOROS DE GARRAFÃO SÃO SEGUROS? Deveriam, mas nem sempre são. Mesmo quando adquirimos garrafões de empresas idôneas, o manejo e a estocagem dos garrafões, bem como a manutenção dos bebedouros, podem comprometer a qualidade da água que vai sair pela torneira. Importante guardar os garrafões ao abrigo da luz e higienizar com solução clorada toda a superfície externa dos garrafões que estarão em contato com a cuba dos
    bebedouros, sempre a cada troca de garrafão.
  • ÁGUA ALCALINA FAZ REALMENTE BEM PARA A SAÚDE? Não existe nenhum trabalho científico sério, publicado em revista científica acreditada, dando conta de que água com pH acima de 7.0 (portanto, com carater alcalino) teria algum efeito sobre o pH do sangue humano e, como consequência, sobre a saúde humana. O pH do sangue de um ser humano saudável deve se manter na faixa entre 7,34 a 7,45, qualquer que seja o pH da água que se beba.
  • EXISTE ÁGUA MAGNÉTICA, IMANTADA OU MAGNETIZADA? Não é possível magnetizar ou imantar a água em razão do próprio conceito de campo magnético. É possível submeter a água a um campo magnético externo de modo a
    orientar as moléculas da água, tal como se faz nos equipamentos de ressonância magnética. Entretanto, assim que cessar o efeito do campo magnético, o efeito sobre as moléculas da água também cessa e não ocorre absolutamente nenhuma consequência sobre a saúde humana.
  • MANUTENÇÃO DOS FILTROS A CADA 6 MESES? A manutenção de filtros de qualquer natureza não deve ser feita com base num período de tempo, mas com base na qualidade da água que ele filtra. Isso porque dependendo da qualidade da água que entra no filtro e do volume de água que ele filtra, esse tempo poderá ser maior ou menor. O que deve determinar o momento de manutenção dos filtros é a qualidade da água que sai desses equipamentos.
  • FALTOU ÁGUA? PRESTE ATENÇÃO QUANDO ELA VOLTAR. Muitas vezes o abastecimento de água é interrompido por qualquer motivo e nem percebemos, pois as caixas d’água dão conta desse período em que o fornecimento esteve suspenso. Nesse período de intermitência do abastecimento, é possível haver infiltração de contaminantes nos canos subterrâneos em razão da dimunuição da pressão interna dos mesmos. Quando o abastecimento for restabelecido, essa contaminação poderá ser levada aos reservatórios. Por isso, atenção à qualidade da água que chega nos hidrômetros após um período de “falta de água”.
  • FILTRAR A ÁGUA É SEMPRE BOM? Não, não é sempre bom e, além disso, pode ser muito ruim. Filtros de água são
    equipamentos que têm uma indicação precisa e se forem usados indiscriminadamente podem trazer mais problemas que soluções. Isso porque os elementos filtrantes dos filtros, especialmente os filtros domésticos, têm capacidade de filtrar particulados de determinadas dimensões e desde que esses particulados estejam presentes na água e sejam maiores que a porosidade dos filtros. Do contrário, além de não servirem para a filtração, poderão se tornar um viveiro de bactérias contaminando a água que deveriam “filtrar”.
  • ÁGUA COM GÁS É MELHOR QUE ÁGUA SEM GÁS? Trata-se apenas de uma questão de paladar, própria de cada um. O que ocorre é que o gás da água com gás, assim como o das bebidas gasosas, é o gás carbônico que, em contato com a água, forma o ácido carbônico que tende a tornar a água com gás menos favorável ao desenvolvimento de bactérias. Só isso.
  • FILTROS DE CARVÃO ATIVADO AJUDAM OU ATRAPALHAM? Depende do que se pretende, o filtro de carvão ativado pode ajudar, atrapalhar ou simplesmente não fazer nem uma coisa e nem outra. Isso porque a finalidade desse elemento filtrante é realizar a remoção de cloro residual livre, cor e odor da água. Contudo, se estiverem saturados, nada disso vai ocorrer, e se forem colocados antes da entrada da água em reservatórios de água, irão remover o cloro da água que for reservada, o que é uma ação totalmente equivocada.
× Como posso te ajudar?